quarta-feira, 1 de agosto de 2012


Nos relatos bíblicos, os israelitas sempre tiveram que lutar contra inúmeros inimigos que tentava aniquilá-los. Um dos mais declarados que sempre se contrapunha a eles eram os filisteus. Em muitas ocasiões eles fizeram de tudo para desestruturar os israelitas. Novamente em uma das mais conhecidas batalhas, em Mispá, Israel se viu cercado por um inimigo que era mais forte, intimidador, sem misericórdia e truculento. Israel teve medo, mas uma coisa era necessária aos israelitas: abandonar toda esperança nos falsos deuses e na força do braço e confiar que o escape e o livramento vinham do Senhor, eles tinham que depender somente de Deus.
O profeta Samuel se pôs a orar pelos israelitas enquanto a peleja era travada com os filisteus. O livramento veio, o povo de Israel prevaleceu, a vitória foi alcançada e foi declarado uma das expressões mais conhecidas da Bíblia: “Ebenézer: até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7.12).
As vezes nos pegamos como os israelitas, precisamos lutar tantas batalhas no dia a dia que as forças vão esmurecendo e a confiança que antes era em Deus passa a enfrentar algumas divergências . Muitos de nós pensamos que algum livramento pode vir das circunstâncias ou dos homens. São nessas horas que precisamos ter a certeza que dependemos do Senhor em tudo, em cada batalha cotidiana, em cada realização em cada livramento e em cada celebração. Ebenézer, é mais do que um simples expressão, Ebenézer é na verdade o reconhecimento que se chegamos onde chegamos não foi pelo acaso da vida, nem pela força do braço e nem com a ajuda do homem, mas porque “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1Sm 7.12) e a certeza que vamos continuar avançando ainda mais além porque a nossa esperança é o Senhor (Sl 39.7).
Paz seja convosco!
Pr. André Santos
www.pastorandresantos.com.br

Nenhum comentário: