terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor

O natal está as portas em mais um ano. E, Sempre que se fala em natal, vemos a correria desenfreada de nossa sociedade consumista procurando formas e mais formas de ostentação. Querem ostentar aquilo que não conseguiram ser o ano todo. As pessoas procuram se apresentar de forma bela, encantadoras, roupas elegantes, faz se de tudo para impressionar também com os presentes que são oferecidos.

O natal é uma grande oportunidade também para um anúncio mais enfático da mensagem cristã, onde ao menos, o mundo ocidental reconhece como a data do nascimento de Jesus Cristo. Nessa que poderia ser uma data apenas para ostentação e falsa devoção, nós podemos trazer a memória que o nascimento de Jesus implica em uma nova esperança para toda história da humanidade. Tudo passa ser antes e depois dele!

Infelizmente, nem todos sabem do paganismo que envolve essa data também, com uma propensa inclinação para devoção e esperança juvenil em “papai Noel”. Mas não podemos ignorar o fato de que nessa data, os corações estão um pouco mais abertos a mensagem Cristã.

Talvez seja essa a oportunidade de anunciar ao mundo a mensagem completa que declarou o anjo aos pastores “...Não tenham medo. Estou trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10,11).

O mundo tem um Salvador! Essa é a mensagem mais magnânima que se possa dar a qualquer geração. O mundo que está mergulhado em uma decadência e egoísmo, um mundo que tem falta de amor, agora tem um salvador, que pode sim salvar-nos da nossa vã maneira de viver.

No natal, pode se reacender a esperança do fraco, do abatido, do pobre, do abandonado, do rejeitado, dos escravos, dos marginalizados, das viúvas abandonadas. Agora temos um salvador! O nascimento de Jesus trouxe esperança, assim como a cruz nos aponta para a possibilidade da ressurreição, não só na eternidade, mas diariamente.

Aproveitamos a oportunidade para reconciliar, estar ao lado daqueles que amamos, se possível for, aplicar o nosso amor, as nossas energias em construir, juntar, plantar e abraçar e viver a esperança em torno de Jesus.

Natal é muito mais que uma festa de ostentações ou paganismo, Natal também pode fazer sentido se aprendermos a ressignificar e viver o que Paulo disse: “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1.27).

Paz seja convosco!
André Santos

Nenhum comentário: